Será que meu leite é suficiente para o bebê?

É comum dúvidas e inseguranças quando a mãe está amamentando. Será que o volume de leite está sendo suficiente? Será que o meu bebê esta com fome? Será que tem como aumentar o leite materno naturalmente?

Em primeiro lugar, é bom lembrar que apenas uma pequena parcela de mulheres possui problemas de saúde que podem levar a baixa produção de leite.

Na maioria dos casos, a baixa produção de leite ocorre pela falta de orientação e informação, levando a práticas inadequadas ao amamentar a criança.

Durante a gravidez e nos primeiros dias pós-parto, o organismo produz hormônios que preparam as mamas para produzir leite.

Após os primeiros dias de vida, o principal fator responsável para a manutenção da produção de leite é o esvaziamento frequente das mamas que é realizado pelo próprio bebê.

Posicionar o bebê adequadamente e ter atenção à pega são passos iniciais fundamentais para o esvaziamento eficaz.

Outra informação importante: a mama é “fábrica” e não “estoque”, ou seja, a maior parte do leite é produzido enquanto o bebê está mamando.

Confira seguir as dicas sobre como aumentar o leite materno naturalmente:

 

8 dicas de como aumentar o leite materno naturalmente

 

1 . Deixe o bebê entre em contato com o seio materno logo após o nascimento

O contato da mãe com o bebê é fundamental para realizar o estímulo a amamentação. O contato pele a pele e o contato com o seio materno (lamber, cheirar), caso o bebe queira, é uma pratica recomendada para o início dessa jornada.

 

2 . Amamente sempre que o bebê pedir – Livre demanda

Permitir que o bebê sugue o seio materno sempre que ele pedir.

O esvaziamento da mama estimula a produção de leite. A amamentação deve ser frequente inclusive  durante a noite.

 

3 . Atenção ao posicionamento e à pega do bebê

É importante que a mãe se posicione confortavelmente. Depois, posicione o bebê barriga com barriga, de forma que ele olhe de frente a mama.

Segure a mama em forma de “C”. Toque o lábio superior do bebê com o mamilo, estimulando-o a procurar pelo leite naturalmente e fazer uma abertura ampla da boca. Só então, deixe-o abocanhar a aréola.”

É importante que ele abocanhe a aréola e não apenas o mamilo. Isso permitirá que ele esvazie a mama de forma mais eficaz.

 

4 . Não ofereça outros líquidos ou alimentos ao bebê até os 6 meses

O leite materno é um alimento completo para o bebê e supre todas as suas necessidades.

A introdução de outros alimentos e líquidos nesse momento pode atrapalhar a amamentação.

 

5 . Ofereça os dois peitos para o bebê

Outra dica de como aumentar o leite materno naturalmente é oferecer as duas mamas na mesma mamada. Essa é uma boa prática para manter a produção de leite.

 

6 . Respeite seu tempo de descanso

O descanso da mulher é fundamental para colaborar com a produção natural de leite materno.

Por mais que esteja passando por uma fase com as emoções à flor da pele, respeitar o tempo de descanso faz a diferença.

O suporte familiar e de amigos é importante. Peça ajuda nos cuidados com a casa e com o bebê.

 

7 . Não ofereça bicos ou chupetas

O uso de bicos ou chupetas pode confundir o bebê, fazendo com que ele mame menos o seio materno.

 

8. Ordenhe as mamas após as mamadas

Se mesmo seguindo as orientações até aqui você apresentar alguma dificuldade na produção de leite, ordenhe as mamas após as mamadas para estimular o esvaziamento e aumentar a produção.

Essas são as 8 dicas básicas de como aumentar o leite materno naturalmente. Lembrando que esse conteúdo tem caráter informativo e não dispensa de forma alguma a consulta médica. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.

Como escolher o pediatra do bebê? Essa é a dúvida de muitas mães de primeira viagem, mas, nesse artigo, você vai ler um guia básico com 8 tópicos sobre o assunto para decidir de uma vez por todas.

O pediatra é o médico que acompanha a saúde do bebê desde o nascimento até o final da adolescência e já na primeira semana de vida, o bebê deve visitá-lo.

É importante que a escolha desse profissional seja feita com cautela e o recomendado é uma primeira consulta no segundo trimestre de gestação.

Essa primeira consulta ajudará a conhecer e ter as primeiras impressões. Nessa fase, inicia um processo de relação de confiança e já será um momento para tirar dúvidas e de o pediatra conhecer a família.

Pode parecer cedo demais, mas é preciso considerar que só o tempo é capaz de colaborar para a relação de confiança que você precisa.

Continue a leitura até o final e saiba como escolher o pediatra do bebê com segurança.