Alergia e Imunologia Pediátrica
Profissional: Cleyton Angelelli
É a especialidade da Medicina que visa o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas. Atualmente esta especialidade recebeu denominação oficial de Alergia e Imunologia, uma vez que para o seu exercício, o médico especialista deve estar treinado não somente no tratamento das doenças alérgicas, mas deve também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune, bem como estar qualificado para o diagnóstico e o tratamento de todas as suas alterações.
Antroposofia
Profissionais: Alexandre Funcia e Marcelo Ayoub
Antroposofia é uma filosofia de vida que reúne os pensamentos cientifico, artístico e espiritual em uma unidade, respondendo às questões mais profundas do homem moderno sobre si mesmo e sobre suas relações com o universo. Elaborada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), a Antroposofia é um método de conhecimento que aborda o Ser Humano em seus níveis físico, vital, anímico e espiritual, mostrando como essas naturezas, absolutamente distintas entre si, atuam em constante interrelação. Trata-se de uma ciência que se interessa pelos processos físicos abordados pelas ciências naturais e também por todos aqueles processos que não podem ser materialmente mensuráveis. Esta abrangente e organizada compreensão do Ser Humano e de suas relações com o Cosmos trouxe um substancial enriquecimento a todos os campos práticos da sociedade, contribuindo, com suas descobertas, para uma vida humana mais íntegra.
Assistência Neonatal em Sala de Parto
Profissionais: Ana Paula Martins, Nidia Bastos e Tiemi Marli Yoshida
A assistência neonatal humanizada em sala de parto é uma maneira de atender o bebe e sua família no momento do parto priorizando o acolhimento, a escuta, o encontro, o vínculo e o respeito às diferenças de cada família. Muitos confundem essa forma de assistência com a não realização de procedimentos o que é errado uma vez que os procedimentos serão realizados porém somente quando necessários e conforme evidências científicas que são bem determinadas pelas diretrizes mundiais de reanimação neonatal. A assistência neonatal humanizada implica em ser ativo na promoção de ações que sabidamente tem benefício para o bebe e a mãe evitando práticas intervencionistas desnecessárias. Seguem algumas ações que promovem esse tipo de assistência:
- Assegurar o contato pele a pele com a mãe imediatamente após o nascimento.
- Realizar manipulação mínima do bebê;
- Realizar toques suaves;
- Proteger o bebe do frio com panos preaquecidos sobre o mesmo sem interromper o contato pele a pele;
- Realizar o clampeamento tardio do cordão;
- Proteger o bebe da luz excessiva, permitindo que o mesmo abra os olhos e faça contato com os pais;
- Aguardar que o bebe apresente sinais de que quer mamar e dar a oportunidade dele se movimentar para buscar e abocanhar a mama. Ajudar somente se necessário;
- Não interromper o contato pele a pele por motivos banais como mudança de posição da mãe;
- Realizar o exame físico de rotina, medidas e pesagem somente após o bebe soltar o peito e após uma hora de contato pele a pele.
E Dar suporte em relação à amamentação;
- Dar o primeiro banho com o bebê enrolado em panos para que ele relaxe e durma se quiser;
- Discutir com os pais todos os procedimentos e exames que
forem necessários.
Atendimento Conjunto para Pais e Bebês
Profissional: Denise de Sousa Feliciano
Os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais para que ela se desenvolva saudável. Constitui o alicerce de toda sua vida, tanto do ponto de vista físico quanto mental. É na relação com as pessoas que cuidam delas, em especial seus pais, que suas competências se desenvolvem e gradualmente ela se torna independente.
Os cuidados básicos de higiene, alimentação, e sono precisam ser permeados por uma relação afetiva que constitua o necessário vínculo primário, decisivo não apenas para sua sobrevivência, mas para a qualidade de vida emocional que essa criança vai ter para toda a sua vida.
É nesse início que os fundamentos de caráter e personalidade se constituem.
Essas premissas são os fundamentos do trabalho de atendimento conjunto pais-bebê, indicado para famílias com crianças dessa idade, no intuito de detectar situações que comprometam o seu desenvolvimento saudável, causando sofrimento para a criança e a família.
Dificuldades na amamentação ou na alimentação, comportamento irritadiço ou muito ativo, agressividade, choro excessivo ou dificuldades de sono são algumas das muitas queixas que inundam as consultas de puericultura em busca de respostas que aliviem a angústia.
Frequentemente o pediatra não encontra qualquer disfunção que explique o sintoma, porém as angústias que acompanham esses episódios se tornam insustentáveis e comprometem todo o ambiente familiar.
O método de atendimento Pais-Bebê, fundamentado pela Psicanálise, tem como foco a qualidade do vínculo entre a criança e seus pais, a partir da observação de eventuais distúrbios em suas rotinas. São trabalhos breves, realizados, em geral com até 6 sessões, até que o sintoma desapareça e haja uma boa e prazerosa interação familiar.
Atendimento Clínico Pediátrico em Amamentação
Profissional: Dra. Nina ( Honorina de Almeida ), Nidia Bastos e Tiemi Marli Yoshida
É uma assistência especializada oferecida por pediatras certificados internacionalmente em Amamentação. É um acompanhamento focado na resolução das dificuldades de amamentação que garante à família o bem-estar do bebê enquanto os desafios são superados.
Cirurgia Pediátrica
Profissional: Marjorye Fonseca Zaca
Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica, ramo da cirurgia, que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças que acometem indivíduos desde o período da vida fetal até o início da idade adulta. Algumas doenças não são compatíveis com uma boa qualidade de vida a menos que sejam corrigidas cirurgicamente. Estas condições devem ser reconhecidas e diagnosticadas pelos neonatologistas, pediatras e clínicos gerais. O Cirurgião Pediátrico coopera com todos os especialistas envolvidos no cuidado destes pacientes para determinar quando a cirurgia é a melhor opção para cada criança.
Consultoria em Amamentação
Profissionais: Bruna Celano da Silva, Ione Queiroz, Jessica Pereira e Marina Perez
Consultoras Especializadas em Amamentação são profissionais, na sua maioria da área da saúde, capacitadas em atuar na assistência às famílias. Elas auxiliam principalmente as mães que estão com dificuldades de amamentar. Todas as consultoras da Casa Curumim são capacitadas com o curso de manejo em aleitamento materno de 22 horas, participam do grupo de estudo em Amamentação que se encontra periodicamente e recebem supervisão técnica sempre que se faz necessário.
Consultoria do Sono
Profissional: Maiana Rappaport
O sono é importante para toda a família, e mais ainda para o desenvolvimento geral do bebê que acabou de nascer; com tantas demandas e exposto a estímulos e ritmos tão distintos aos intrauterinos. Pesquisas recentes demonstram que a persistente falta de sono contínuo e restaurador pode provocar alterações no estado do humor, problemas de aprendizagem, de concentração, déficit de atenção e memória. Hiperatividade, impulsividade, agressividade, obesidade e ansiedade. Enfraquecimento das funções metabólicas e imunológicas e na diminuição da qualidade da vida, em geral. Boa qualidade de sono é importante para toda a família e para o desenvolvimento geral do bebê/ criança.
O ato de dormir de forma contínua e autônoma, é uma atividade a ser aprendida. O trabalho, da consultora do sono como expertise, é o de informar os pais (com base em evidências cientificas) para que possam reconhecer as comunicações do seu filho e orientá-los e apoiá-los, oferecendo-lhes instrumentos que facilitem aos pequenos, aprenderem processualmente a relaxar e dormir com menos dependência dos adultos. A Consultora do Sono realizará um estudo individual e personalizado contendo sugestões de ajustes na rotina (adequadas à idade, maturidade e temperamento do seu filho), informação e orientação.
Inicialmente, é natural que o bebê estranhe as novas propostas, porém, com persistência e consistência, dos cuidadores em suas ações, essa fase logo passará. O bebê passando a entender as novas propostas irá adaptar-se as novas rotinas e rituais.
Endocrinologia Pediátrica
Profissional: Jessica Canuto
A endocrinologia pediátrica é a área da pediatria que cuida de problemas relacionados com alterações das glândulas endócrinas, como hipófise, tireoide, paratireoides, pâncreas, adrenais, ovários e testículos.
Fonoaudiologia
Profissional: Juliana Passos e Maria Teresa Cera Sanches.
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde o nascimento.
Fisioterapia
Profissional: Bibiana Gobo
O profissional da fisioterapia tem como objeto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou como repercussões psíquicas e orgânicas.
Fisioterapeuta do Desenvolvimento Infantil
Profissional: Lucila Falleiros Neves
Trabalho de saúde voltado principalmente para o desenvolvimento motor das crianças. As interações com o meio ambiente e as interações funcionais entre os diversos segmentos do corpo afetam o crescimento e o desenvolvimento.
Gastroenterologia Pediátrica
Profissional: Ana Luiza Batista Nicolau
A Gastroenterologia pediátrica é a especialidade médica destinada às doenças relacionadas ao aparelho digestivo. Dentre as doenças tratadas por esta especialidade, destacam-se a Doença do Refluxo Gastroesofágico, Alergia à Proteína do Leite de Vaca, Constipação Intestinal, Intolerância à Lactose, Parasitoses Intestinais, Diarreia Aguda ou Crônica e Doenças Pépticas Gastroduodenais.
Homeopatia
Profissionais: Alexandre Funcia e Cleyton Angelelli
A palavra “homeopatia” tem origem no grego homoispathos, onde homóis = semelhante e pathos = sofrimento, doença.
É um atendimento integral do individuo (criança ou adulto) que pode tratar doenças físicas e emocionais proporcionando que o ser humano possaexpressar toda sua potencialidade.
A preparação dos medicamentos homeopáticos é feita a partir de substâncias extraídas da natureza (minerais, vegetais ou animais), das quais existe um conhecimento prévio da sua potencialidade curativa, mediante a experimentação no homem sadio. Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, tratando as doenças pela semelhança, ou seja, o que é capaz de produzir a doença também consegue curá-la.
Nutrologia Pediátrica
Profissional: MELISSA RAMOS MORAIS
A Nutrologia Pediátrica é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar bebês, crianças e jovens com patologias de origem nutricionais, visando melhorar os hábitos alimentares destes pacientes, contribuindo assim na promoção de uma melhor qualidade de vida.
Neurologia Pediátrica
Profissional: Adriana Mandia.
A Neurologia Pediátrica ou Neuropediatria é uma subespecialidade da Pediatria dedicada ao cuidado do desenvolvimento neurológico de bebês, crianças e jovens até os 18 anos de idade, além do estudo e tratamento de distúrbios e doenças dos sistemas nervoso e muscular que podem ocorrer nesse importante período da vida.
Nutrição
Profissional: Rachel Francischi
O nutricionista é um profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Trabalha no âmbito da Nutrição Humana e Alimentação, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais, culturais e políticos para criar soluções que garantam uma melhor qualidade de vida para as pessoas em todos os ciclos da vida.
Osteopatia
Profissional: Bibiana Gobo
Osteopatia é uma prática de medicina complementares e integrativas que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação das articulações e dos tecidos moles. Osteopatas alegam que esses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho.
Ortopedia
Profissional: Helder Henzo Yamada
A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético.
O ortopedista pediátrico é o médico mais bem treinado e experiente para avaliar e tratar adequadamente os problemas musculoesquelético (ossos, articulações ou músculos) em uma criança que ainda está crescendo. Isso inclui bebês desde recém-nascidos até adolescentes.
Pediatria
Profissionais: Alexandre Funcia, Ana Luiza Batista Nicolau, Ana Paula Martins, Cleyton Angelelli, Fernando Lamano, Gabriella Lube, Honorina de Almeida (Nina), Marcelo Ayoub, Melissa Ramos Morais, Nidia Bastos, Tatiana Suemi, Tiemi Yoshida.
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Pneumologia Pediátrica
Profissional: Tatiana Suemi Sano
A pneumologia pediátrica é uma subespecialidade da pediatria que cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças respiratórias que acometem crianças e adolescentes. Além disso, faz o acompanhamento de outras doenças que afetam outros órgãos, mas que também tem repercussões respiratórias.
Psicologia Infantil
Profissional: Branca Lapolla Mendonça
Ser criança é mergulhar em um mundo de descobertas e de transformações todos os dias. É nessa fase que a criatividade se expressa, que surgem os primeiros afetos e que se alimentam os medos fantasiosos.
Quando a bagunça e o barulho dão espaço ao silêncio e ao isolamento é momento de cuidar da saúde mental dos pequenos.
Uma lista de afazeres e obrigações grandes também gera um pressão sem medidas e, às vezes, insuportável para as crianças. Conseguir corresponder a todas essas expectativas torna-se um pesadelo, que na maioria das vezes, elas não conseguem expressar em palavras. É nesse contexto, que entra a psicologia infantil.
A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles.
Esse cuidado na infância é de grande importância para que as fases seguintes não sejam prejudicadas. Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção de saúde mental do adolescente, contribuindo para que ele seja um adulto mais consciente de seus sentimentos.
Psicologia Materna
Profissional: Maiana Rappaport
O ciclo gravídico-puerperal é um período de muita sensibilidade, grandes desafios, dúvidas, ansiedades, transformações e intensa elaboração psíquica; exigindo um tempo de adaptação e acomodação. O atendimento psicológico nessa fase, visa acolher e apoiar às gestantes, puérperas, mães e casais com bebês e crianças na primeira infância através de uma escuta atenta às especificidades de cada paciente, oferecendo um espaço de reflexão e apoio emocional; de acordo com o desejo e a singularidade de cada sujeito, família e da situação em questão.
Algumas das questões mais frequentes: Como incluir a gravidez e o bebê na minha vida? Lidar com as mudanças que a gravidez e a presença do bebê provocam em mim, nas relações conjugais, familiares e sociais. Minha experiência de parto! Acomodar-me a nova rotina e a intensidade de entrega (amamentação, ritmo…) que o recém-nascido exige! Desenvolver a minha forma pessoal de ser mãe ou pai! Como tenho me sentido nesse novo papel? Como lidar com a volta ao trabalho, bebê, casal, casa e família? As demandas da vida em família! O que tenho vivido e o que eu desejo? Cuidado com a depressão perinatal.
Especialista, no atendimento do período perinatal, a profissional realiza o pré-natal psicológico durante a gestação e oferece atendimento psicológico /psicanalítico: às mães no pós-parto, casais, adultos em geral e orientação de pais. No consultório e online.
Psiquiatria Infantil
Profissional: Arianne Monteiro Angelelli
A Psiquiatria Infantil é uma especialidade recente na medicina e se desenvolveu pela constatação de que crianças e adolescentes também adoecem de transtornos psiquiátricos, como os adultos. A particularidade é analisar, diagnosticar e encaminhar o tratamento dos transtornos que causam sofrimento psíquico, atraso ou bloqueio no desenvolvimento emocional, social, familiar e escolar da criança, identificando suas possíveis causas e coordenando a intervenção no sentido da retomada do desenvolvimento.