Guia básico sobre como escolher o pediatra do bebê
1 . Selecione alguns nomes
O primeiro passo é selecionar alguns nomes de pediatras. Você pode começar pelas opções disponíveis no plano de saúde ou pedindo recomendações para familiares e amigos.
Se for indicado algum médico que acompanha familiares e amigos há muitos anos, é importante se certificar de que ele esteja atualizado.
2 . Distância de casa ao consultório
O segundo passo dessa pesquisa é levar em conta a distância entre a casa e o consultório.
Quanto mais perto de casa, mais segurança e tranquilidade para os pais nas situações em que o bebê tiver febre, por exemplo.
3 . O valor da consulta
O valor da consulta pode variar de acordo com a região e o profissional que você escolher.
Não deixe de conferir se o seu plano reembolsa parte da consulta e se o valor compreende também o retorno.
4 . Avalie o consultório
Ao marcar uma consulta para falar com o médico, procure conversar com outros pais já na sala de espera.
Avalie o atendimento dos funcionários, especialmente da secretária, a limpeza do local, e a disponibilidade de brinquedos e outros itens que possam distrair a criança no momento da espera. O tempo de espera também é importante.
5 . O tempo de consulta
Se o médico for daqueles que atende com pressa, pense bem. Isso porque uma consulta precisa ter pelo menos uma hora.
Lembre-se: você precisa sair de lá com todas as dúvidas sanadas. É fundamental perceber que o médico realmente se dedica e se preocupa com a saúde da criança.
6 . Profissional acessível é sinônimo de segurança
Pediatra que passa confiança para um novo paciente precisa ser acessível. Considere uma boa alternativa aquele que passa o número de celular e que responde perguntas por e-mail.
Alguns médicos atendem em casa em situações bem específicas. Se isso for importante para você por algum motivo, pergunte.
7 . O que mais avaliar durante a consulta?
Durante a consulta, avalie o médico e sua interação e paciência com a criança. É fundamental que você perceba que ele sabe ouvir o que você tem a dizer e também consegue oferecer todas as explicações de forma clara e simples.
Pergunte se ele atende em hospitais, se ele tem disponibilidade de acompanhar o parto e converse sobre o que você pensa em relação à imunização, aleitamento, medicina alternativa e circuncisão. Ter a mesma opinião sobre esses temas pode ser decisivo na hora da sua escolha.
Pergunte também como seria feito o atendimento caso ele entre de férias.
8 . Pediatras requisitados sempre valem a pena?
É normal que pediatras com agenda lotada cobrem um valor muito alto, porém, mais importante do que isso é sentir confiança. Se não, pode valer a pena buscar por outro profissional.
Nesse caso, vale a pena perguntar também sobre os dias de atendimento durante a semana e se há atendimento aos fins de semana, em situações emergenciais.
Aqui estão as recomendações básicas sobre como escolher o pediatra do bebê. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.