Consultoria do Sono

O sono é importante para toda a família, e mais ainda para o desenvolvimento geral do bebê, que acabou de chegar ao mundo, com tantas demandas e exposto a estímulos e ritmos tão distintos aos intra uterinos.

Pesquisas recentes demonstram que a persistente falta de sono contínuo e restaurador pode provocar alterações no estado do humor, problemas de aprendizagem, de concentração, déficit de atenção e memória. Hiperatividade, impulsividade, agressividade, obesidade, ansiedade. Enfraquecimento das funções metabólicas e imunológicas e na diminuição da qualidade da vida, em geral. Os reflexos dessa inabilidade com o sono podem surgir tanto na primeira infância como, repercutir na fase escolar e /ou na fase adulta.

O ato de dormir é uma atividade a ser aprendida pelo bebê/ criança, assim como o ato de alimentar-se com a colher; o uso do vaso sanitário; escovar os dentes entre outros. Uma boa noite de sono e sonecas distribuídas ao longo do dia ,de acordo com as necessidades do bebê, são fundamentais para a realização da higiene do sono, o repouso completo, a memória, o aprendizado e a consolidação de novas aquisições.

O trabalho, da consultora do sono, como expertise, é o de informar os pais (com base em evidencias cientificas atualizadas), para que possam reconhecer as comunicações do seu filho (principalmente as relacionadas ao sono) e orienta-los e apoia-los, além de oferecer-lhes instrumentos para que possam criar condições ambientais que facilitem aos pequenos, aprenderem processualmente a dormir, de forma mais continua, com mais autonomia, sem stress. A Consultora do Sono realizará um estudo personalizado, a cada bebê e família; contendo sugestões de ajustes na rotina diurna e noturna (adequadas á idade e temperamento do seu filho), informação e orientação de como fazê-lo.

Inicialmente, é natural que o bebê/criança estranhe algumas das novas propostas, porém, com persistência e consistência, dos pais e cuidadores em suas ações, essa fase logo passará. O bebê passando a entender as novas propostas irá adaptar-se as rotinas e rituais.

É importante frisar que o processo de educação do sono, será realizado, pelos pais e  cuidadores do bebê. E que durante todo o processo, em nenhum momento o bebê será deixado chorando sozinho, desamparado. A consultora poderá acompanhar o processo, oferecendo suporte e apoio, caso seja do interesse ou necessidade da família.

Profissional: Maiana Rappaport

Casa Curumim - R. Pereira Leite, 513 – Sumarezinho, São Paulo – SP, 05442-000
Tel: (11) 3803-9459 – (11) 3868-2035 – (11) 3862-9926 – (11) 98133-9360 (WhatsApp)

Copyright 2018 - Casa Curumim - Website criado com carinho por Spiner Marketing Digital