Meningite, o que é?

Por Melissa Ramos Morais – Nutróloga e Pediatra da Casa Curumim

Muito tem-se falado na doença meningite, após a morte do menino Arthur. A doença não é nova em nosso meio, mas tomou destaque por ter acontecido de forma abrupta e rápida levando à morte de uma criança que se tornou destaque na mídia.

Independente disso… sim a meningite pode ser uma doença de evolução rápida, principalmente a meningocócica com desfecho trágico: desde sequelas neurológicas graves até a morte.

A meningite é uma infecção das meninges, membranas que recobrem o cérebro e por onde passa o líquido cefalorraquidiano (LCR), líquido que é coletado para o diagnóstico da doença.

Pode ser causada por vários microrganismos, sendo os vírus e bactérias os principais agentes.

Os sintomas são variáveis, mas principalmente febre, dor de cabeça e vômitos nas crianças maiores, irritabilidade, sonolência, vômitos e aumento da fontanela em bebês.

O reconhecimento rápido, diagnóstico e início da terapia com antibióticos entre outras coisas faz diferença para a evolução da doença.

Mas é uma doença que pode ser prevenida com vacina. Temos vacinas que protegem contra os diversos tipos de meningite bacteriana tanto na rede pública quanto particular.

PÚBLICA:

Pentavalente (Hemofilos B); Pneumocócica 10 V; Meningite C

PARTICULAR:

Hexavalente (Hemofilos B); Pneumocócica 13V ; Meningite B; Meningite ACWY

A melhor forma de prevenir a meningite é com a vacinação.

Converse com seu pediatra.

Casa Curumim - R. Pereira Leite, 513 – Sumarezinho, São Paulo – SP, 05442-000
Tel: (11) 3803-9459 – (11) 3868-2035 – (11) 3862-9926 – (11) 98133-9360 (WhatsApp)

Copyright 2018 - Casa Curumim - Website criado com carinho por Spiner Marketing Digital