Como escolher o pediatra do bebê

Como escolher o pediatra do bebê? Essa é a dúvida de muitas mães de primeira viagem, mas, nesse artigo, você vai ler um guia básico com 8 tópicos sobre o assunto para decidir de uma vez por todas.

O pediatra é o médico que acompanha a saúde do bebê desde o nascimento até o final da adolescência e já na primeira semana de vida, o bebê deve visitá-lo.

É importante que a escolha desse profissional seja feita com cautela e o recomendado é uma primeira consulta no segundo trimestre de gestação.

Essa primeira consulta ajudará a conhecer e ter as primeiras impressões. Nessa fase, inicia um processo de relação de confiança e já será um momento para tirar dúvidas e de o pediatra conhecer a família.

Pode parecer cedo demais, mas é preciso considerar que só o tempo é capaz de colaborar para a relação de confiança que você precisa.

Continue a leitura até o final e saiba como escolher o pediatra do bebê com segurança.

Leia também:

 

Guia básico sobre como escolher o pediatra do bebê

1 . Selecione alguns nomes

O primeiro passo é selecionar alguns nomes de pediatras. Você pode começar pelas opções disponíveis no plano de saúde ou pedindo recomendações para familiares e amigos.

Se for indicado algum médico que acompanha familiares e amigos há muitos anos, é importante se certificar de que ele esteja atualizado.

2 . Distância de casa ao consultório

O segundo passo dessa pesquisa é levar em conta a distância entre a casa e o consultório.

Quanto mais perto de casa, mais segurança e tranquilidade para os pais nas situações em que o bebê tiver febre, por exemplo.

 

3 . O valor da consulta

O valor da consulta pode variar de acordo com a região e o profissional que você escolher.

Não deixe de conferir se o seu plano reembolsa parte da consulta e se o valor compreende também o retorno.

 

4 . Avalie o consultório

Ao marcar uma consulta para falar com o médico, procure conversar com outros pais já na sala de espera.

Avalie o atendimento dos funcionários, especialmente da secretária, a limpeza do local, e a disponibilidade de brinquedos e outros itens que possam distrair a criança no momento da espera. O tempo de espera também é importante.

 

5 . O tempo de consulta

Se o médico for daqueles que atende com pressa, pense bem. Isso porque uma consulta precisa ter pelo menos uma hora.

Lembre-se: você precisa sair de lá com todas as dúvidas sanadas. É fundamental perceber que o médico realmente se dedica e se preocupa com a saúde da criança.

 

6 . Profissional acessível é sinônimo de segurança

Pediatra que passa confiança para um novo paciente precisa ser acessível. Considere uma boa alternativa aquele que passa o número de celular e que responde perguntas por e-mail.

Alguns médicos atendem em casa em situações bem específicas. Se isso for importante para você por algum motivo, pergunte.

 

7 . O que mais avaliar durante a consulta?

Durante a consulta, avalie o médico e sua interação e paciência com a criança. É fundamental que você perceba que ele sabe ouvir o que você tem a dizer e também consegue oferecer todas as explicações de forma clara e simples.

Pergunte se ele atende em hospitais, se ele tem disponibilidade de acompanhar o parto e converse sobre o que você pensa em relação à imunização, aleitamento, medicina alternativa e circuncisão. Ter a mesma opinião sobre esses temas pode ser decisivo na hora da sua escolha.

Pergunte também como seria feito o atendimento caso ele entre de férias.

 

8 . Pediatras requisitados sempre valem a pena?

É normal que pediatras com agenda lotada cobrem um valor muito alto, porém, mais importante do que isso é sentir confiança. Se não, pode valer a pena buscar por outro profissional.

Nesse caso, vale a pena perguntar também sobre os dias de atendimento durante a semana e se há atendimento aos fins de semana, em situações emergenciais.

 

Aqui estão as recomendações básicas sobre como escolher o pediatra do bebê. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.

 

Casa Curumim - R. Pereira Leite, 513 – Sumarezinho, São Paulo – SP, 05442-000
Tel: (11) 3803-9459 – (11) 3868-2035 – (11) 3862-9926 – (11) 98133-9360 (WhatsApp)

Copyright 2018 - Casa Curumim - Website criado com carinho por Spiner Marketing Digital