7 dicas para aliviar cólicas do bebê

O bebê chora, fica irritado, se encolhe todo… o que fazer? A fralda está trocada, ele não está com frio nem calor, não é fome nem sono, possivelmente é cólica. Neste artigo, vamos trazer dicas para aliviar cólicas do bebê de forma segura.

Antes de mais nada, os pais devem ficar tranquilos. É bom saber que a cólica ocorre em um a cada cinco bebês saudáveis, entre a segunda semana e o quarto mês de vida.

O desconforto afeta o sono da criança e de toda a família e, muitas vezes, deixa os pais sem saber o que fazer.

A cólica infantil não tem causa conhecida. Diversas teorias relacionam como causas os gases, hormônios intestinais e principalmente uma imaturidade fisiológica do bebê.

Continue a leitura do artigo até o final e confira as dicas para aliviar cólicas do bebê.

 

Dicas para aliviar cólicas do bebê: 7 indicações sobre o que fazer

Consultar o pediatra é a primeira coisa que os pais devem fazer. Isso porque ele conhece o bebê, descartará outras causas do choro e saberá recomendar com propriedade as melhores soluções considerando cada caso.

Porém, há algumas dicas que podem ser adotadas em casa, de forma segura, para aliviar as cólicas do bebê. Confira:

1 . Se o bebê acabou de mamar, não esqueça de colocá-lo para arrotar. Esse processo ajuda a eliminar gases. Depois disso, mantenha-o de barriga para cima e cabeça levemente elevada;

2 . O banho quente pode ajudar. A água morna ajuda a relaxar, aliviar a dor da cólica e pode atrair o sono com mais facilidade;

3 . O momento é tenso, mas tente manter a criança em um ambiente tranquilo e fique junto, faça carinho, conforte seu bebê, dê colo;

4 .  Deixe o bebê de bruços em seu colo e mantenha a mão na barriga da criança, fazendo uma leve compressão para cima, balance junto com ele nesta posição;

5 . Faça massagem no sentido horário ao redor do umbigo, com movimentos suaves. Faça uma leve pressão para colaborar com a eliminação de gases;

6 . Faça movimento de bicicleta com as perninhas do bebê. Isso também ajuda a eliminar possíveis gases e alivia a cólica;

7 . Assim como o banho, é possível fazer compressas mornas na barriga. Evite usar bolsas térmicas e prefira manter apenas o contato corpo a corpo com a criança. É mais seguro e eficiente.

 

Leia também:

Vale colocar também que a cólica pode estar associada a refluxo, alergia ao leite de vaca ou alguma disfunção na flora intestinal.

Fique de olho se a criança apresenta também sintomas regurgitação em excesso, perda de apetite ou de peso e consulte um médico.

Tenha cuidado com a chupeta e com chás oferecidos na mamadeira. Isso pode estimular o desmame precoce e criar um problema.

 

E atenção: assim como chás, os medicamentos só devem ser oferecidos após recomendação médica.

 

Agora você já sabe as dicas para aliviar cólicas do bebê. Mas, lembre-se que esse conteúdo não dispensa a consulta e a orientação médica especializada. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos pelas redes sociais.  

 

Este artigo tem a contribuição de:
Tatiana Suemi Sano – Pediatra e Pneumologista
Sócia da Casa Curumim
CRM 125714

 

Casa Curumim - R. Pereira Leite, 513 – Sumarezinho, São Paulo – SP, 05442-000
Tel: (11) 3803-9459 – (11) 3868-2035 – (11) 3862-9926 – (11) 98133-9360 (WhatsApp)

Copyright 2018 - Casa Curumim - Website criado com carinho por Spiner Marketing Digital