10 regras para visitar recém-nascido

Quando o bebê de um amigo ou familiar nasce, é normal a ansiedade para conhecê-lo, mas, antes de pensar em fazer uma visita, vamos apresentar aqui 10 regras para visitar recém-nascido.

Seja a visita em casa ou na maternidade, vale a pena conferir os pontos que listamos nesse artigo para evitar qualquer situação desconfortável para você ou para os pais da criança.

 

Leia também:

 

Regras para visitar recém-nascido: tudo o que você precisa saber

Quando nasce um bebê, é importante levar em conta que nasce também uma família. Com isso, todos precisam se adaptar às mudanças, que não são poucas. Confira a seguir  as 10 regras para visitar recém-nascido:

 

1. Não faça visita surpresa na maternidade nem em casa

Se você quer visitar o bebê de um amigo ou familiar, não importa a proximidade, ligue antes e pergunte qual é o melhor horário e local.

Vale a pena perguntar se os pais preferem que a visita seja feita na maternidade ou depois que todos estiverem em casa.

Há quem prefira receber familiares e amigos ainda quando estão na maternidade porque podem contar com o apoio das enfermeiras.

Outros pais preferem que as visitas sejam feitas em casa, depois de alguns dias, para preservar o momento com tranquilidade e intimidade.

Lembre-se: em geral, os momentos em que o bebê está dormindo são aqueles raros que os pais podem descansar.

 

2 . Evite fazer visita nos horários do almoço ou jantar e coma antes de ir

Não faça a visita em horário de refeições e, de qualquer forma, coma antes de ir.

A rotina dos pais de um recém-nascido, muitas vezes, muda muito e o horário de refeições da família também.

Melhor ainda: leve um bolo, bolachinhas para o café. Além de ser gentil, os pais não vão precisar pensar no que servir para a visita.

 

3. Seja rápido

Evite visitas longas, especialmente quando não há muita intimidade. Se o bebê começar a chorar de fome, por exemplo, considere se despedir e voltar outro dia.

Muitas mães ainda não têm toda a prática e se sentem desconfortáveis de amamentar com visitas em casa.

 

 4 . Cuidado com fotos e postagens nas redes sociais

Por mais fofo que seja o bebê, evite tirar fotos e – mais ainda – não publique nada nas redes sociais sem autorização dos pais.

 

5 . Não leve crianças

De preferência, não leve crianças para visitar recém-nascidos. Isso porque a maioria delas tem energia de sobra e quer brincar, pegar o bebê e podem fazer barulho no momento de sono da criança.

E falando em sono…

 

6. Se o bebê estiver dormindo, não o acorde

Logo após o nascimento, o sono do bebê é todo fracionado. É importante respeitar esse processo de formação do ciclo, além do que esse é um momento sagrado para o descanso dos pais.

 

7. Higiene não é frescura dos pais

Não pegue o bebê sem autorização dos pais e, antes disso, use álcool gel (antisséptico) ou peça para lavar as mãos. Nas maternidades, eles estão por toda parte e os pais costumam ter em casa para as visitas.

E mais: não visite o recém-nascido se estiver doente. Tanto a criança como a mãe estão se recuperando de um processo que pede preservação do sistema imunológico.

 

8 . Cigarro e perfume, não!

Outro ponto importante entre as regras para visitar recém-nascido é evite passar perfume e fumar antes de fazer a visita.

Além de não fazer bem ao bebê, pense que a mãe pode ter rinite, por exemplo e isso pode prejudicá-la.

 

9. Evite qualquer sugestão e palpite

Não dê palpites sobre o que os pais devem ou não fazer. Nessa fase de adaptação, eles estão cheios de obrigações e informações novas.

 

10. O bebê tem mais irmãos?

É normal que toda a atenção nesse momento seja do recém-nascido, mas vale ter um pouquinho de cuidado caso ele tenha um ou mais irmãos, em especial se forem crianças.

Se levar uma lembrancinha para o bebê, lembre de não ignorar o irmão ou os irmãos.

 

Agora você já sabe as regras para visitar recém-nascido. Se você é mãe e gostou, fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com familiares e amigos.

Casa Curumim - R. Pereira Leite, 513 – Sumarezinho, São Paulo – SP, 05442-000
Tel: (11) 3803-9459 – (11) 3868-2035 – (11) 3862-9926 – (11) 98133-9360 (WhatsApp)

Copyright 2018 - Casa Curumim - Website criado com carinho por Spiner Marketing Digital